Programação Neurolinguística (PNL)




Deve fazer-se tudo com a maior simplicidade ; não porém, com o maior simplismo.

Albert Einstein









Para que serve a PNL nas situações profissionais: reuniões, entrevistas, venda, negociações ou mesmo vida pessoal? 

Serve para facilitar as nossas relações ( ligarmo-nos no mesmo comprimento de onda) com os nossos interlocutores, para sermos mais observadores, para nos tornarmos mais sensíveis ao feedback não verbal, para sermos mais precisos na formulação dos nossos objetivos, para estarmos mais conscientes dos nossos recursos, para compreendermos o modelo do mundo dos nossos interlocutores e o nosso, para sabermos que as estratégias, programas, processos e modelos contam mais do que conteúdos e que há formas de ter razão, para aumentar a nossa flexibilidade e a nossa resistência ao stress.






Alguns dos princípios mais importantes da PNL :

  1. O mapa não é o território.
  2. Processamos a informação através dos cinco sentidos.
  3. Todo o comportamento é orientado no sentido da adaptação.
  4. Aceitamos com maior facilidade o conhecido.
  5. As pessoas têm dois níveis de comunicação: O consciente e o inconsciente. 
  6. Na comunicação não existem fracassos, apenas resultados.
  7. Para reconhecer as respostas é preciso ter os canais sensoriais limpos e abertos, o que implica evitar as interpretações. 
  8. As pessoas possuem em si próprias todos os recursos necessários para realizarem as mudanças que desejem nas suas vidas.
  9. Todo o comportamento tem uma intenção positiva.
  10. Rapport é o encontro de pessoas no mesmo modelo de mundo.