A Importância da fala


  

É a linguagem que humaniza a pequena criança, que a coloca como ser humano em uma sociedade, que nomeia tudo o que existe e acontece à sua volta.


 Uma importante psicanalista francesa – Françoise Dolto – dedicou sua vida a estudar e perceber a importância da linguagem na vida das pessoas e os danos que a ausência das palavras podem causar. Muitas vezes, a falta de uma boa comunicação pode ser mais traumática que um acidente na vida de uma pessoa, especialmente para as crianças. A fala é uma forma de expressão simbólica, que agrega valor as coisas, as emoções, aos acontecimentos. 
É a linguagem que humaniza a pequena criança, que a coloca como ser humano em uma sociedade, que nomeia tudo o que existe e acontece à sua volta. O bebé que é constantemente manipulado sem acompanhamento da fala, torna-se objecto nas mãos daquele que dele se ocupa, e não um pequeno homem que se está formar. 
É a linguagem que individualiza as sensações, que expressa as emoções de quem cuida dele, e coloca a criança como ser que deseja crescer para também poder comunicar o que sente e o que quer. Mas, quando se cresce e certas coisas não são faladas? Quando uma separação dos pais, a doença ou morte de alguém querido, a perda do animalzinho de estimação, ou uma mudança de escola ou de endereço não são devidamente explicadas a uma criança, o que acontece? A criança naturalmente cria uma explicação para justificar um acontecimento que gera nela uma emoção. Isto significa que, na maioria das vezes, a justificativa dela pode ser fantasiosa, irreal, e muito mais dolorosa que a realidade. Acontece de algumas vezes a criança sentir-se culpada pelos acontecimentos, como a separação dos pais, por exemplo, ou como a responsável pela infelicidade da mãe, se alguma vez esta disse perto da criança que estava cansada de cuidar da casa e dos filhos, e assim, a criança pode acabar se retraindo para não dar trabalho a mãe que lhe é amada, e acredita que assim não corre o risco de perde-la ou vê-la sofrer. Muitos casos que chegam aos consultórios psicanalíticos de hoje estão relacionados a fatos que não foram explicados as crianças, e que por isso, geraram culpas, magoas, sofrimentos e dúvidas no adulto. 
Assim, se faz muito importante os adultos compreenderem que as crianças estão aptas a saberem o que acontece ao seu redor, que elas têm o direito de saber o que esta se passando, basta que lhe seja comunicado de forma clara, simples e tranquila, deixando-as livres para tirar suas dúvidas e dando-lhes a certeza de que não são responsáveis por tudo o que se passa no seu mundo, e que a maioria das decisões é da inteira responsabilidade dos adultos.